terça-feira, 14 de outubro de 2014

Novo programa detecta a ocorrência de infarto de miocárdio

Quando se trata de atendimento médico de emergência, cada minuto é fundamental para salvar vidas ou diminuir as sequelas de um mal súbito. E isto se torna ainda mais crucial quando se trata de um caso de infarto do miocárdio. Segundo especialistas, o tempo ideal de atendimento para uma pessoa que está sofrendo de ataque cardíaco até o tratamento deve ser de aproximadamente 90 minutos, para que não haja consequências mais severas.

Diante de um cenário como este, soluções que abordam técnicas inovadoras e rápidas no tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM) tornam-se ainda mais relevantes, como é o caso do programa LATIN (Latin America Telemedicine Infarct Network), que por meio de dispositivos de telemedicina, conecta rapidamente unidades de tratamento básico e ambulâncias a uma rede de centros de treinamento para melhorar o acesso e diminuindo o tempo no tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM).

Outro ponto importante do programa LATIN é a combinação exclusiva de telemedicina e treinamento avançado de time médico formado por socorristas de emergência e outros profissionais, que transmite o resultado de um eletrocardiograma (ECG), bem como de outros dados médicos, por exemplo, a um cardiologista remoto que pode fornecer um diagnóstico mais preciso e em tempo real. Além disso, o médico pode recomendar um tratamento pré-hospitalar em 10 minutos, antes mesmo de o paciente chegar ao pronto-socorro.

Com apenas dois meses de existência no Brasil, o programa atendeu em torno de 1400 pacientes, dos quais 20 deles foram identificados com infarto agudo do miocárdio, sendo o tratamento realizado em até 45 minutos, metade do tempo estipulado. O projeto LATIN tem demonstrado ser uma alternativa efetiva para reduzir a mortalidade e baixar os custos em decorrência de ataques cardíacos no País e na América Latina. “Hoje este programa já é uma realidade no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, mas a intenção é a de que ele seja ampliado para todo o território nacional”, afirma o Dr. Marco Perin, Cardiologista Intervencionista e Chefe do serviço de hemodinâmica do Hospital Santa Marcelina. O especialista ainda pontua que, até o momento,100% dos pacientes atendidos foram beneficiados, não apresentando nenhum tipo de sequela grave após o atendimento.

“Sabemos que ter um atendimento mais efetivo e com uma avaliação mais minuciosa, certamente, pode ajudar a salvar vidas, e é isto que o LATIN permite”, complementa Dr. Marco. O médico também acredita que é fundamental que as pessoas saibam mais a respeito dos principais sintomas de quem está sofrendo um infarto. “Temos, nós mesmos, que fazer a primeira identificação do que pode estar acontecendo com o nosso corpo e, sabiamente, correr para o hospital ao percebermos que se trata de sintomas que se encaixa no quadro do infarto ou ataque cardíaco”, reforça o médico.

Entenda melhor o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
Segundo dados do DATASUS, sistema de dados mantido pelo Ministério da Saúde, morrem anualmente no Brasil cerca de 66.000 pessoas vítimas de ataque cardíaco. “Se pensamos que a estimativa de pessoas que sofrem um infarto no país chega a 400 mil casos anuais, temos uma taxa de mortalidade muito alta”, pontua o Dr. Bruno Janella, Cardiologista Intervencionista do Hospital Santa Marcelina. Ele ainda reforça que é considerada a principal causa isolada de morte no país.

O coração precisa de sangue arterial, rico em oxigênio, para funcionar perfeitamente. A interrupção do fornecimento de sangue para o órgão ocorre quando há alguma obstrução em uma das artérias que nutre o músculo cardíaco. Quando isso acontece, estamos diante do infarto do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco.

Ninguém está livre de sofrer um infarto, no entanto, é mais comum em homens acima de 40 anos, que estejam acima do peso, fumantes, sedentários, hipertensos e diabéticos. Mas também é muito importante considerar mulheres na fase de menopausa. “A melhor forma de evitar um ataque cardíaco: não fume, mantenha hábitos de vida saudáveis, controle os níveis de triglicérides e colesterol, assim como a diabetes e a pressão arterial”, destaca o Dr. Bruno.

Caso alguém esteja sofrendo um infarto ou ataque cardíaco, é crucial chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema. Porém, considere algumas precauções para diminuir o impacto enquanto o socorro não chega, como evitar que a pessoa faça qualquer tipo de esforço físico, afrouxar as roupas, não oferecer bebidas ou calmantes. “Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem”, finaliza o Dr. Bruno.

Principais Sintomas
·         Dor no peito, que irradia para o braço, pescoço ou costas;
·         Tonturas, mal-estar, sudorese e náusea; 
·         Sensação de enjoo e por vezes, de dor de estômago ou má digestão;
·         Falta de ar;
·         Palidez e até desmaio.


Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO