sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Provençal em móvel de madeira - FALA AMÉLIA!!

Orgulhosamente apresentaremos hoje no FALA AMÉLIA, a Verônica Kraemer dona do blog Além da Rua Atêlier.

Ela faz cada trabalho incrivel que é de se apaixonar!! E carinhosamente ela nos enviou uma postagem com o passo a passo de como fazer Pátina envelhecida, provençal em móvel de madeira. Um verdadeiro luxo!

Confira:

A cômoda
















1 - Lixar bem, mas muito bem mesmo, para tirar todo o verniz . Quando o móvel é liso fica bem mais fácil, dá para usar lixadeira e tudo, mas aqui , com tantos detalhes, curvinhas, tive que lixar meeesmo, na mão. E com este calor, só parando várias vezes pra tomar uma aguinha...
A lixa usada neste caso foi a 60, para madeira.

















Aqui a cômoda está toda lixada e preparada para a pátina.









2 - Pintar de branco, mas deixando um pouco da madeira aparecendo.
Para a pintura, uso uma trincha e esmalte à base de água, que acho mil vezes melhor que o esmalte normal. Este pode ser diluído em água, tem um cheirinho muito bom e é bem mais econômico. Tem gente que usa tinta acrílica, mas eu prefiro o acabamento que fica com o esmalte.














3 - Depois de bem seco, lixe todas as partes da cômoda. O que vale aqui é o resultado que você quer: se prefere o móvel mais branco, lixe bem pouco. Se prefere com mais madeira aparecendo, mais rústico, lixe bem mais. A lixa usada aqui foi a 80, para madeira.














6-Depois de lixar tudo, o móvel está prontinho !!!
Se você achar que está muito rústico, pode passar um pouco mais de branco, mas com o pincel quase seco e apenas nas partes que quer clarear. Não é necessário passar verniz acrílico, pois o esmalte protege bem .















Não é o máximo?
A Verônica também ministra cursos super legais, e você poderá contar com ela para muitos trabalhos. Então conheça tudo o que ela já fez de lindo indo até o Além da rua atêlier.

8 Comentários:

Cristina disse...

Oi Claudia, conheci seu blog através da dona perfeitinha e adorei. Tenho uma comoda escura bem antiga dos meus avós e é isso mesmo que vou fazer, uma pátina. Depois mostro lá no meu blog. Obrigada pela dica. Beijocas pra ti

Vero Kraemer disse...

Dri querida, ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii o post, muito obrigada!!!:)
beijossssssssssss e um lindo feriado pra ti
Vero

Luci Cardinelli disse...

Essa menina é uma artista de mão cheiaaa! Orgulho de ser amiga dela :)

ótimo final de semana

Mônica Suñer disse...

Amei seu blog!! Vou começar a ler láá de trás! Bjs e vou linkar para te seguir

Priscila Oliveira disse...

Olá cheguei aqui através da homenageada desse post, minha amiga Vero, adorei seu blog e cá pra nós: a Vero arrasa não é!
bjs.....

adelia_daniela disse...

é um máximo mesmo, dá vontade de fazer!ou falar pro marido fazer pq ele leva mais jeito rsrs

J Alexandre Sartorelli disse...

Reinventar as coisas
Para que elas continuem
A ser as mesmas :)
[]´s

Nan disse...

Adorei o seu blog, tanto que estou aqui comentando um post antigo, mas não poderia deixar isso em branco.
De tantas dicas boas q eu já li aqui, infelizmente essa em especial foi péssima. Po, sacanagem pegar um gaveteiro lindo, que apenas precisava de um retoque no verniz, lixar todo ele e deixar branco. Sério, essa dica foi desnecessária... Imagina quantas pessoas podem pegar suas preciosidades em casa, lixar e pintar de branco achando que fez um ótimo reaproveitamento do móvel.

Espero que não se ofenda pelo comentário, mas não resisti em comentar.

Continue com os ótimos post, e saiba que esses conselhos das Amélias já me fizeram ganhar muitos pontos com a mulher em casa...

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO