Provençal em móvel de madeira - FALA AMÉLIA!!

novembro 12, 2010

Orgulhosamente apresentaremos hoje no FALA AMÉLIA, a Verônica Kraemer dona do blog Além da Rua Atêlier.

Ela faz cada trabalho incrivel que é de se apaixonar!! E carinhosamente ela nos enviou uma postagem com o passo a passo de como fazer Pátina envelhecida, provençal em móvel de madeira. Um verdadeiro luxo!

Confira:

A cômoda
















1 - Lixar bem, mas muito bem mesmo, para tirar todo o verniz . Quando o móvel é liso fica bem mais fácil, dá para usar lixadeira e tudo, mas aqui , com tantos detalhes, curvinhas, tive que lixar meeesmo, na mão. E com este calor, só parando várias vezes pra tomar uma aguinha...
A lixa usada neste caso foi a 60, para madeira.

















Aqui a cômoda está toda lixada e preparada para a pátina.









2 - Pintar de branco, mas deixando um pouco da madeira aparecendo.
Para a pintura, uso uma trincha e esmalte à base de água, que acho mil vezes melhor que o esmalte normal. Este pode ser diluído em água, tem um cheirinho muito bom e é bem mais econômico. Tem gente que usa tinta acrílica, mas eu prefiro o acabamento que fica com o esmalte.














3 - Depois de bem seco, lixe todas as partes da cômoda. O que vale aqui é o resultado que você quer: se prefere o móvel mais branco, lixe bem pouco. Se prefere com mais madeira aparecendo, mais rústico, lixe bem mais. A lixa usada aqui foi a 80, para madeira.














6-Depois de lixar tudo, o móvel está prontinho !!!
Se você achar que está muito rústico, pode passar um pouco mais de branco, mas com o pincel quase seco e apenas nas partes que quer clarear. Não é necessário passar verniz acrílico, pois o esmalte protege bem .















Não é o máximo?
A Verônica também ministra cursos super legais, e você poderá contar com ela para muitos trabalhos. Então conheça tudo o que ela já fez de lindo indo até o Além da rua atêlier.

You Might Also Like

8 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

recentposts

Flickr Images

randomposts