terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Azeite faz bem ao coração



Uma alimentação rica em azeite de oliva extravirgem faz bem à saúde do corpo inteiro e ajuda na prevenção do colesterol alto, da arteriosclerose – condição em que manchas ricas em colesterol se instalam nas paredes das artérias, impedindo o sangue de atingir os tecidos e afetando o funcionamento de órgãos vitais, como o coração e o cérebro –, entre outras doenças.

Azeite e arteriosclerose
O azeite tem efeito na prevenção da formação de coágulos no sangue e de agregação de plaquetas. Por isso, as dietas ricas em azeite de oliva extravirgem podem atenuar o efeito de alimentos gordurosos, contribuindo assim para a baixa incidência de insuficiência cardíaca em pessoas que consomem o azeite como principal fonte de gordura.

Azeite e colesterol
O azeite reduz os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL) e triglicerídeos. Ao mesmo tempo em que não altera os níveis de HDL (ou colesterol bom) e pode até aumentá-los. O produto desempenha um papel protetor e evita a formação de manchas de gordura, estimulando assim a eliminação das lipoproteínas de baixa densidade.

O efeito benéfico do consumo de azeite em relação a doenças cardiovasculares tem sido demonstrado na prevenção primária, onde reduz o risco de desenvolver a doença, e na prevenção secundária, em que impede o retorno depois de um primeiro evento coronário.

Fonte: Conselho Oleícola Internacional

Seja o primeiro a comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Links legais:

AMÉLIAS DE SALTO © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO