quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como proteger os bebês de assaduras no verão



O verão exige cuidados especiais com o bebê. As altas temperaturas típicas da estação potencializam a incidência de irritações na pele, como as assaduras e as brotoejas, que causam desconforto principalmente na região das dobras de pele. Por isso, os pais devem se atentar para algumas dicas durante a temporada para manter a pele de seu filho macia, sedosa e saudável.
As temidas assaduras, por exemplo, podem ter a sua incidência aumentada nessa época. Além de incomodar muito o bebê, elas podem causam dor e originar micoses se não tratadas adequadamente. “A assadura é um tipo de dermatite causada pelo contato das fezes e da urina com a pele do bebê, que é extremamente sensível e delicada. Com o calor, essa região, quando muito abafada, sofre ainda mais irritações, inchaços e vermelhidões. Em alguns casos, o problema pode se agravar e chegar até a provocar pequenas lesões na pele”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid, integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Outra irritação característica do verão é a brotoeja. Mais comumente identificada pelas pequenas bolinhas avermelhadas que aparecem em locais de dobras da pele como pescoço, axilas ou na região das fraldas, ela pode causar coceira e tornar-se foco de infecções.  “A brotoeja é uma dermatite inflamatória aguda que surge quando ocorre uma obstrução das glândulas de suor da pele, impedindo a saída do mesmo Como o suor é mais abundante no calor, ela se torna mais frequente nessa época do ano”, esclarece.

Para prevenir e manter seu filho livre de problemas da pele relacionados ao calor, o ideal é trocá-lo sempre que perceber sua fralda molhada ou suja. Além disso, é essencial limpar bem a pele e aplicar o creme antiassaduras em todas as trocas. A lanolina, presente na fórmula de Bepantol® Baby, forma uma barreira protetora transparente no bumbum, e a pró-vitamina B5 (dexpantenol) penetra na pele do bebê, deixando-a mais resistente e protegida.
É importante também tomar algumas atitudes para evitar a transpiração e o calor excessivo comuns nessa época do ano. Na hora de escolher o que vestir, vale apostar em roupas leves e confortáveis e priorizar os tecidos de algodão, que permitem uma melhor absorção da transpiração em relação aos sintéticos. Em situações de calor excessivo, outra dica é deixar a criança sem fralda durante alguns períodos ao longo do dia. Para segurar o bebê ao colo, também deve-se evitar as peças de materiais que possam irritar a pele dos pequenos. Em dias de muito calor, procure manter a criança em locais frescos e arejados, na sombra e ao ar livre. Vale tudo para cuidar da saúde e do bem-estar do seu filho!

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO