terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dicas para limpar diferentes tipos de tapetes


Tapetes felpudos
Limpe o tapete ao menos uma vez por semana, com um aspirador de pó para evitar o acumulo de sujeira. É importante passar o aparelho sempre no sentido do pelo para não danificar a fibra e nunca utilizar aparelhos vaporizadores. Para limpar sujeiras ou líquidos, como café e refrigerante, faça uma solução caseira com duas xícaras de água e uma de vinagre. Passe a solução somente no local da mancha e espere secar. Caso opte por produtos específicos, vendidos em supermercados, verifique o rótulo antes do uso.

Tapetes de Sisal
Como todos os tapetes, é importante limpá-lo regularmente, sempre dos dois lados. Mas, por serem produzidos com fibras naturais, os tapetes de sisal requerem um cuidado diferente. O primeiro é nunca lavar estas peças com água ou produtos líquidos, pois as fibras naturais não resistentes a este tipo de limpeza. Em caso de sujeira ou líquido que tenha caído acidentalmente sobre ele, limpe com um pano seco ou com papel toalha, para absorção. Se o respingo deixar manchas, lave somente esta parte do tapete com água e produtos neutros, como detergente. Deixe secar por bastante tempo em uma área ensolarada.

Tapetes Persas
Para garantir as características destes tapetes, que são os preferidos de muitas pessoas, é importante investir em uma limpeza profissional, sobretudo em razão das franjas, que podem enrolar ou danificar na limpeza caseira. Além disso, para manter os persas sempre bonitos, deve se seguir algumas recomendações, como mantê-lo sempre limpo assim como o piso onde ele estará localizado, não deixá-los expostos ao sol e, a cada seis meses, deixá-lo pendurado do avesso, em um local arejado. No caso de acidentes, como queda de líquidos, limpar com um papel absorvente imediatamente e, para evitar manchas, limpar a área com água e detergente neutro.

Tapetes de cozinha
Por serem de uso no dia a dia e por estarem sujeitos a respingos de líquidos e sujeira, estes tapetes geralmente são feitos de tecidos ou de materiais sintéticos. Para os tapetes de tecido, lave regulamente no tanque com sabão neutro e seque na sombra, para evitar o desbotamento. Já os produtos sintéticos, devem ser lavados também no tanque, com uma bucha.

Capachos
Geralmente os capachos são produzidos em fibras naturais ou sintéticas. No caso das peças em fibras, deve-se seguir a recomendação de limpeza dos tapetes de sisal, evitando o uso de água e realizando a limpeza regular com aspirador de pó ou com uma bucha ou vassoura de cerdas macias. Para os capachos de fibra sintética, recomenda-se a lavagem no tanque com uma bucha, utilizando água e detergente neutro.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO