segunda-feira, 27 de abril de 2015

Drenagem linfática na gestação



A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita: ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos da gravidez, reduz o acúmulo de retenção liquida, estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, previne e combate varizes, celulite e estrias.

Porém é necessário cuidado ,para alcançar os efeitos desejados é fundamental que o procedimento seja executado por profissional especializado. Se for realizada de maneira inadequada, poderá comprometer a circulação, causar hematomas, dores intensas, eritema (vermelhidão), deslocamentos de trombos, microvarizes.

Na gestação, as consequências de um procedimento mal executado são ainda mais graves para a futura mamãe e o bebê :A drenagem manual pode estimular contrações uterinas e causar a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação.

Algumas dúvidas sobre drenagem linfática para que a gestante possa o relaxar com total segurança.

1. Quais são os benefícios?

*Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;

*Estimula a circulação venosa e linfática;

*Reduz a retenção de líquido;

*Diminui os inchaços típicos da gravidez;

*Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas,deixando as prontas para

amamentação;

*Previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;

*Combate celulite e estrias;

*Alivia tensões e reduz dores musculares.


2. A partir de quantas semanas de gestação?

É necessário que e a gestante passe por uma avaliação com seu obstetra antes de iniciar o tratamento. A partir de 12 semanas, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais, desde que tenha autorização do médico.

Existe alguma contraindicação?

Gestantes com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não são aconselhadas a realizar este procedimento. Por isso é necessário a indicação médica para fazer o procedimento indicado para cada gestante..

3.Pós parto pode retornar a de drenagem linfática? Ajuda a voltar a forma?

No período pós-parto, a drenagem auxiliar para o retorno da forma anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo. Pode se iniciar no mesmo dia a sessão, porém só é realizada nos membros inferiores e superiores. Região abdominal após 60 dias do parto e também com a liberação do médico responsável. É importante entender que a drenagem não deve ser utilizada como elemento único para processos de emagrecimento, sendo necessário também o acompanhamento de nutricionista.


Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO