sábado, 19 de outubro de 2013

Impressora 3D de alimentos!



Este ano, a estudante brasileira Luiza Silva realizou um estudo com mais de 40 crianças de 5 a 10 anos que abordou temas como “futuro da cozinha” e alimentação saudável na infância.

A brasileira visitou duas escolas e, após conversar com as crianças sobre como imaginavam o futuro da cozinha, pediu que elas desenhassem como seria esse cenário. Ela também entrevistou as crianças sobre a alimentação saudável e constatou que a maioria delas declara não gostar de frutas e vegetais.  

Para testar a influência da aparência dos alimentos na receptividade das crianças, foram preparadas refeições lúdicas para as crianças durante o processo. A experiência constatou que, mesmo afirmando que não gostam de certos ingredientes, 97% das crianças comeram e repetiram o lanche que continham frutas e vegetais quando eram apresentados em formatos diferentes, como personagens de desenhos.

As crianças demonstraram também por desenhos que imaginam um futuro em que a comida será preparada de modo automático. Com base nos dados da pesquisa, Luiza desenvolveu o projeto Atomium, impressora 3D que tem como objetivo imprimir alimentos que facilitem a alimentação do público infantil. O produto seria capaz de registrar as vontades das crianças por meio de desenhos e de acordo com suas preferencias de sabor, imprimindo a refeição com partículas moleculares para criar um alimento saudável e divertido.

Com o projeto, brasileira se classificou entre os oito finalistas do concurso global Electrolux Design Lab 2013 e concorre com participantes da Finlândia, França, Coréia, Cingapura, Suécia e Espanha pelo prêmio final de €5 mil e estágio remunerado de seis meses no Centro Global de Design da Electrolux. 


Que tal ajudar o projeto brasileiro na final?

Na edição de 2013 do concurso, o público também tem a chance de votar no seu projeto preferido. Basta acessar o site do Design Lab, votar no projeto e, se quiser, compartilhar a ideia nas redes sociais para apoiar o Brasil.  Vamos lá?

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO