segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como está a disposição do brasileiro?


A pesquisa feita com 1000 entrevistados foi realizada pela Ipsos em fevereiro de 2014 e, demonstrou que apesar de 91% se considerarem pessoas dispostas, mais de 2 terços delas (69%) realizam até 2 atividades por dia. As principais atividades realizadas são as básicas: trabalhar (62%) e ficar com a família e/ou amigos (42%). “Esse dado chama muito a atenção por sua contradição, pois, apesar de se denominarem dispostos para fazer o que gostam, as pessoas acabam realizando apenas atividades fundamentais do cotidiano, esquecendo-se que disposição é mais do que cumprir apenas o que é imposto pela rotina”, explica Joyce Aquino, gerente da marca Pharmaton®.



Se tivesse mais disposição, a maioria faria algum esporte (39%), seguido de trabalhar (29%) e cuidar do corpo/saúde (22%).  “A pesquisa nos mostra que falta disposição para as pessoas cuidarem mais de si mesmas. Os brasileiros querem ter energia para viverem de forma mais saudável, porém, o cotidiano agitado, o estilo de vida e o trabalho puxado influenciam no resultado. Poder praticar esportes, cuidar da saúde e até trabalhar de uma maneira mais proveitosa são o desejo de muitos”, explica  Leonardo Velloza, gerente de marcas de CHC.

A necessidade de desenvolver diversos papéis e conciliar os afazeres a uma rotina agitada é um desafio diário para os brasileiros. Além disso, a busca permanente por saúde, bem-estar e qualidade de vida está cada vez mais presente no dia a dia da população.  A pesquisa aponta que, embora 79% gostariam de ter mais disposição, somente 30% buscam uma fonte para aumentar a energia e poder render mais durante o dia, porém praticamente metade (48%**) dessas pessoas declararam que o fazem por meio de um sono bem dormido, ou seja, uma atividade que implica em menos tempo para si mesmos. Em segundo lugar, 40%** declararam exercícios físicos como meios de se ter mais disposição ao longo do dia. “A busca por energia de um jeito saudável envolve diversos fatores. Além do descanso e prática de exercícios físicos, é importante garantir os níveis adequados de vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa”, finaliza Heloísa Guarita, nutricionista da RG Nutri.

Outros principais achados da pesquisa realizada:
  • Pessoas de 25 a 34 anos são as que se consideram mais dispostas (95%)
  • Moradores do Norte/Centro-Oeste e Nordeste aparecem como aqueles que realizam o maior número de atividades por dia, 37% e 32% respectivamente, afirmam fazer 3 atividades ou mais por dia, em média.
  • Destacam-se os moradores no Norte/Centro-Oeste entre os que apontam o trabalho como uma das principais atividades do dia (73% das pessoas destas regiões declararam o trabalho, enquanto no total, a proporção verificada é de 62% dos entrevistados). Também destaca-se no Norte/Centro-Oeste que 92% gostariam de ter mais energia para fazer o que gostam. Para o total, esta proporção é de 79% dos entrevistados.
  • As regiões Sul (45%) e Norte/Centro-Oeste (43%) são as que apontam a prática de esportes como uma das principais atividades feitas diariamente. Ainda assim, 50% dos entrevistados de Norte/Centro-Oeste declararam que praticariam esportes, se tivessem mais energia no dia-a-dia.
  • Apenas 12% dos entrevistados da região Sudeste afirmam nunca ou dificilmente conseguir realizar as atividades de que gosta, ou apenas realiza-las nos finais de semana/feriados. Esta proporção é de 27% entre os 1000 entrevistados.

* A amostra é probabilística na primeira etapa: seleção dos 70 municípios para as 4 regiões, abrangendo municípios com população maior que 1.000.000 habitantes; entre 500.000 e 1.000.000 habitantes; entre 100.000 e 500.000 habitantes;  menor que 100.000 habitantes. Na segunda etapa, sorteio dos setores censitários e a ultima etapa preenchimento de cotas com seleção aleatória das variáveis: sexo, idade, Ocupação, nível de escolaridade.
** Percentuais baseados nos entrevistados que declararam buscar fontes de energia para render mais durante o dia.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO