terça-feira, 12 de maio de 2015

Pintar as unhas, fazer o cabelo, comprar roupas: como as crianças copiam os adultos em jogos onilnes



Outro dia vi uma menina de 11 anos na internet. Ela não estava no Facebook ou em nenhuma rede social. Ela estava brincando com joguinhos online nesta página de meninas da Toca dos Jogos. O jogo parecia muito simples: ela estava vestindo uma garota para ir ao shopping, escolhendo entre uma série de sapatos, blusinhas, cintos, saias e acessórios.

Ainda que nem sempre a gente perceba, as atividades e atitudes dos adultos são muitas vezes vistas pelas crianças como os modelos a seguir. Não exatamente que elas aprendam somente porque foram ordenadas, mas porque muitas vezes os desejos também são influências pelas pessoas que elas mais amam e admiram.

Pensando nisso é que pude entender como estes jogos - que incluem atividades como pintar as unhas, maquiagem, se arrumar para um passeio em Paris, para uma festa de casamento ou fazer uma transformação completa no cabelo - são nada mais que uma simulação dos desejos delas na vida real ou das atividades que a irmã, a mãe ou outros “modelos” fazem ou também desejam.

Existem jogos de muitos estilos pela internet, entre opções para crianças, adolescentes e adultos, versões pagas e complexas e outras bem simples, em mercados e publicos muito distintos. Mas o curioso deste estilo de game é o seu valor lúdico. Atividades que somente estimulam a imaginação, são relaxantes e não tem “objetivos” como jogos tradicionais.

Parte da ideia deste texto veio de outro que li, sobre os também populares jogos de cozinhar no site da revista americana Wired (em inglês). Uma empresa de games estava criando jogos baseados nessa imaginação e anseios de meninas entre 8 e 12 anos.

As meninas (e meninos!) podem deixar a imaginação levá-los e brincar até, aos poucos, colocar estas atividades na sua vida real.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO