quinta-feira, 28 de maio de 2015

Tomate enlatado para driblar o preço do fruto fesco




Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o tomate teve alta de 48,6% no acumulado desde o início do ano. Para não dispensar este alimento na mesa e pagar menos uma excelente opção são os tomates enlatados, sejam pelado, extrato ou molho. Uma lata de atomatado de 340g, por exemplo, tem cerca de dez tomates e custa em média de R$ 1,89 a R$ 3,19.

Além de custar menos, o atomatado também é uma alternativa segura e nutritiva. “Os tomates enlatados dispensam o uso de conservantes químicos e suas propriedades nutricionais são, na maioria das vezes, melhores se comparados a produtos in natura. As embalagens de aço para atomatados proporcionam muito mais saúde aos consumidores já que preservam as propriedades antioxidantes do tomate”, diz, Thais Fagury, engenheira de alimentos e gerente executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).

Como a lata protege o alimento da ação da luz, a vitamina C do tomate é preservada. O alimento é a fonte de licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.

Também, na lata de aço, há a capacidade de ter uma vida de prateleira maior para consumo. “Essa é uma das principais vantagens do alimento enlatado”, conta Thais. “A embalagem de aço é hermética, não permite a passagem de oxigênio, não rasga, possui um película protetora elástica e moldável, o que significa que mesmo quando amassadas, as latas continuam aptas para o consumo. A lata de aço possibilita uma vida de prateleira maior e melhor ao produto, preservando 100% das características naturais do alimento”, complementa.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Links legais:

AMÉLIAS DE SALTO © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO