sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ler para bebês contribui para o desenvolvimento da fala e da linguagem!



Ler para o bebê é uma importante forma de estimulá-lo, pois o ensina sobre comunicação, introduz conceitos como histórias, números, letras, cores e formas de um jeito divertido.  De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as crianças que vivem em um ambiente com mais livros e brinquedos possuem o córtex cerebral mais fino, o que está relacionado com maior inteligência na vida adulta.

 O estudo foi realizado com 64 crianças, que foram acompanhadas desde o nascimento até completarem 20 anos.
Segundo a psicóloga e psicanalista Christine Bruder, a leitura na infância é muito importante, uma vez que 70% de todo o vocabulário que uma criança terá aos 7 anos é construído nos três primeiros anos de vida. “Ouvir diferentes palavras ajuda a construir uma estrutura cerebral mais rica. Crianças com as quais os pais conversam e lêem frequentemente conhecem mais palavras aos dois anos que crianças que não tiveram essa oportunidade”, explica.

Por ser interativa, a leitura também ensina ao bebê a olhar, apontar, tocar e responder questões – atividades que promovem, além do desenvolvimento social, a habilidade de pensar. As palavras que se ouvem, as frases, as imagens que são mostradas. Tudo isso irá formar grande parte do repertório que ela terá. Quando um bebê chega ao primeiro ano, ele já terá aprendido todos os sons necessários para falar seu idioma nativo. E quanto mais histórias ouvir, mais palavras o bebê terá escutado e melhor será a sua capacidade de falar.

Para a psicóloga, o mais importante é a interação entre a mãe e/ou o pai e o bebê, pois ler em voz alta para a criança é uma atividade maravilhosa que pode ser compartilhada por muito tempo. “Ler com o bebê ensina que a leitura é uma habilidade que vale à pena aprender. O texto pode ser simples ou mais elaborado; o que importa é que o inspire a fazer uma leitura com vozes, sons e expressões faciais marcantes e cativantes. Uma boa narrativa transcende o significado das palavras, e introduz a criança no universo das emoções, da aventura, da cumplicidade. Se a pessoa mais importante da vida dele adora ler, então para ele o mundo da leitura e dos livros também será muito significativo”, finaliza Christine.

2 Comentários:

PINTA ROXA disse...

É verdade ler para eles faz muito bem, aproxima mãe e filho alêm de os interessar por livros desde pequenos.

Rafaella disse...

Gostei muito do blog, pretendo virar leitora assídua.

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO