sábado, 7 de dezembro de 2013

As 3 melhores receitas de purê de batata




Purê de batata tem de todo jeito: Purê de batata com leite, purê de batata sem leite, purê de batata com manteiga, purê de batata sem manteiga, purê de batata... e há até quem compre purê de batata que já vem pronto e é só colocar leite na mistura e levar ao fogo. Sinceramente o melhor purê de batatas é o meu!

Não o meu, claro, mas a forma como faço o purê é que mais gostei até hoje, pois é leve, e com um gostinho todo especial de quero mais!

Aprendi este purê de batata com minha mãe, e logo vou ensinar também a minha filha. Mas vamos ao que interessa? Primeiro veja a minha receita de purê de batatas e depois confira as 5 melhores receitas que levam o purê de batatas, você não vai se arrepender de experimentar, que tal?

1 - Suflê de batata e cenoura

Ingredientes: 

5 batatas médias
1 cenoura grande
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
3 ovos (gemas e claras separadas)
50gr de queijo ralado
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
Sal, pimenta do reino à gosto
Mussarela (opcional)

Preparo:
Cozinhe a batata e a cenoura com um pouco de sal. Amasse-as como um purê. Junte a margarina, sal e pimenta do reino, misture bem e reserve.
Leve ao fogo 1 colher de sopa de margarina. Num copo dissolva a farinha de trigo no leite, e coloque sobre a margarina derretida. (é um molho branco) Mexa até engrossar, desligue, reserve.
Bata as claras em neve. Agora misture o purê, o molho branco, as gemas e o queijo ralado e incorpore as claras em neve delicadamente. Unte uma forma ou travessa média com margarina, coloque o suflê e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, ou até que doure em cima.

2- Bacalhau gratinado

Usei bacalhau em lascas, deixei de molho para dessalgar, cozinhei por 10 min. e depois desfiei. Reserve.
Corte cebola, tomate, salsinha. Refogue com 1 colher de sopa de azeite, tempere a gosto, junte o bacalhau desfiado e deixe refogar mais um pouco.

Molho branco: 1 colher de sopa de margarina, 1 colher de café de alho. 2 copos de leite batidos com: 2 colheres de farinha de trigo e sal a gosto.
Leve ao fogo a margarina para derreter junto com o alho. Cuidado para não queimar o alho, é muito rápido. Coloque o batido de leite, farinha e sal. Mexa até engrossar, deixe mais 3 minutos para cozinhar bem a farinha de trigo e desligue.
Cozinhe 3 batatas com água e sal. Escorra a água, amasse as batatas.

Coloque sobre o bacalhau refogado: molho branco, batatas amassadas. Coloque um pouco de requeijão, e uma caixinha de creme de leite. Misture tudo.

Coloque em um refratário, salpique queijo ralado e mussarela ralada, leve ao forno por 20min.

3- Escondidinho de frango

Faça o purê de batatas normalmente.

Recheio:

Usei 2 peitos de frango desfiados. Cozinhei os peitos, e depois de frio bati no liquidificador. (Detalhe: não bata de uma vez só, ligue o liqui aos pouquinhos, senão fica tipo um purê ok. Se tiver paciência desfie na mão). Coloque na panela 1 colher de sopa de azeite e 2 tomates e 1 cebola pequenos picados para refogar. Acrescente 1 caldo de galinha e coloque o frango. Misture bem, acerte o sal e coloque por último salsinha. Aqui tb coloquei páprica picante pq amo. Deixe por uns 5 minutinhos mexendo sempre, e está pronto seu recheio.

Em uma travessa coloque a metade do purê de batatas e por cima o recheio, cubra com o restante do purê de batatas e salpique mussarela ralada. Leve ao forno para gratinar.
















1 Comentário:

Unknown disse...

Eu amo purê de batata, bjs
Meu blog: FABIOLA KEFFER

Related Posts with Thumbnails

Amélias de Salto © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO