Escolas estimulam crianças para o gosto pela leitura
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2012, realizada pelo Instituto Pró-Livro, no ano de 2011 os brasileiros leram, em média, 2,1 livros inteiros por ano. De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o brasileiro ainda tem índices de leitura bem abaixo da média se comparados aos de outros países.
Com objetivo de criar hábitos de leitura nos alunos, desde a educação Infantil, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (FraNSCarmo) e o Colégio Mary Ward desenvolvem diversas atividades, que têm por objetivo promover o envolvimento de educadores, pais e os próprios educandos, a fim de conscientizá-los da importância da leitura no processo de construção do conhecimento, nodesenvolvimento da fala, além de estimular a memória, concentração e imaginação.
Entre as ações do FraNSCarmo estão, a “Contação de Histórias”, realizada da educação infantil ao 1º ano, e que visa o desenvolvimento do gosto pelos livros, por meio de um maior contato com o mundo da informação e da imaginação, além de proporcionar um momento agradável. E a “Ciranda de Livros” - uma atividade que busca desenvolver no aluno o hábito de leitura e incentivar as famílias a estimulá-los a partir da Infância.
De acordo com a coordenadora da educação Infantil e Fundamental I, FraNSCarmo, Ros marie Martiniak Closs, “a importância da leitura para criança é imensurável, pois, por meio dela, a criança ganha a chave para o mundo das informações, e, com isso, tem acesso a todos os conhecimentos que a humanidade construiu até a atualidade. Isso é algo mágico, e enquanto educadores, devemos provocar nossos alunos a experimentar a liberdade que a leitura nos oferece. Desta forma, levá-los a descobrir o encantamento e o prazer que a mesma proporciona”, explica.
Já o Colégio Mary Ward criou o projeto “Mala sonhadora”, desenvolvido com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I. A ação consiste na elaboração de malas (material plástico), uma para cada sala, com dois livros de leitura, e um caderno para registro, onde os pais relatam a experiência vivida. Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I, Adriana Figão, “a ideia do projeto “Mala sonhadora” é levar os alunos a ler por prazer, e favorecer um momento de aprendizagem e de entretenimento dos alunos com seus familiares. Além disso, nessa fase de alfabetização, os alunos ampliam a habilidade de leitura, o que favorece na fluência da fala, aumenta o vocabulário, e ainda desenvolve a imaginação e a criatividade”.
Segundo a psicóloga e psicanalista Christine Bruder, diretora do Primetime Child Development, um centro de desenvolvimento infantil para crianças de 0 a 3 anos, ‘a leitura na infância é muito importante, uma vez que 70% de todo o vocabulário que uma criança terá aos 7 anos é construído nos três primeiros anos de vida. “Ouvir diferentes palavras ajuda a construir uma estrutura cerebral mais rica. Crianças com as quais os pais conversam e lêem frequentemente conhecem mais palavras aos dois anos que crianças que não tiveram essa oportunidade”, explica.
1 Comentário:
Ola ,ja imaginou uma musica personalizada com o nome do seu filho ?
acesse nosso site:
www.studiopersonalmusic.com
selecione a categoria Aniversario , sao mais de 200 amostras em varios temas !!!
é so vc escolher a musica que mais combina com seu filho e ter essa super novidade na festa.
contato:
Lane e Manoel
www.studiopersonalmusic.com
Postar um comentário